segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

E se ... o Pai Natal não existisse?


Claro que o Natal já lá vai, mas também sabemos que o Natal é quando um homem quiser, não é?
Aqui estão alguns textos produzidos em Área de Projecto sobre o Pai Natal.

Se o Pai Natal não existisse, o Natal seria o mesmo. O que seria diferente era não ver o meu tio descer e subir árvores, a andar em cima dos telhados, a fazer “rappel”, a inventar uma geringonça que faça neve, a atirar rebuçados e a andarmos todos em cima uns dos outros, só para ver quem apanha mais (rebuçados é claro). Também não veria o meu primo com o meu irmão a puxarem a barba falsa ao meu tio, mas ele (o meu tio) inventou uma geringonça para ela não sair.
Resumindo, antes que queime todo o tempo que me resta, podia haver Natal sem Pai Natal, mas não era a mesma coisa.

Andreia Ribeiro


Se o Pai Natal não existisse, desaparecia uma figura importante do Natal que simboliza a bondade, simplicidade e solidariedade. A tristeza invadia o coração das crianças. Mas, mesmo desaparecendo, acredito que os símbolos que o Pai Natal representa, e que são a bondade e a solidariedade, continuariam no nosso imaginário. O Natal continuava e desta forma a alegria renascia no coração das crianças.
Ana Rita Ferreira

Se o Pai Natal não existisse, os meninos todos ficariam muito tristes, chorando de forma intensa, porque pensam que é ele que oferece as prendas nesta quadra festiva. Se assim fosse também não existiriam aquelas histórias sobre ele, nem mesmo contos maravilhosos que fazem as crianças sonhar como é o exemplo de ele descer pela chaminé colocando as prendas no pinheirinho, voando no seu trenó com as suas amigas renas. Daí que se o Pai Natal não existisse o Natal ficava estragado!
Nelson Fernandes

Se não existisse o Pai Natal não haveria prendas para ninguém. As crianças ficavam tristes por saber que naquele Natal não iriam ter presentes. Se o Pai Natal não exitisse quem iria ter presentes? Quem iria ler as cartas das crianças? E quem iria entregar os presentes?
Os pais, para agradar às crianças vestiam-se de Pai Natal, mas as crianças sabiam que o Pai Natal não existia, por isso, não se alegravam nem se riam; aquela notícia de não existir Pai Natal não animava de nenhuma maneira as pobres das crianças.
Coitadas das criancinhas que, no Natal, não se iriam divertir com tanta tristeza.
(Quem é o autor deste texto?? Ficamos à espera da resposta.)

1 comentário: